CIRENOR CELEBRA ADESÃO AO SISBICIRENOR CELEBRA ADESÃO AO SISBI

Publicado em 01/12/2023, Por Mariana G. Vedana

No dia 28 de novembro, com emoção e alegria representantes do CIRENOR participaram de cerimônia realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA, na cidade de Mirassol d'Oeste, no estado do Mato Grosso com o objetivo de celebrar a adesão de 25 Consórcios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA.

Esta conquista foi possível em decorrência de um trabalho realizado desde o ano de 2019 com a participação do Consórcio no Projeto CONSIM, o qual é conduzido pela Secretaria de Defesa Agropecuária.

Durante este período o MAPA acompanhou os serviços de inspeção e empreendedores vinculados aos 25 consórcios públicos, incluindo o CIRENOR. Agora, 40 consórcios já aderiram ao SISBI-POA, demonstrando os resultados positivos desse projeto.

Com essa conquista, 485 municípios, distribuídos pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, agora fazem parte do sistema. Esta é a maior inclusão simultânea de entes ao SISBI-POA desde sua implementação, destacando o compromisso do Governo Federal com a segurança sanitária e alimentar da população.

O SISBI-POA, integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar. O reconhecimento da equivalência e adesão ao SISBI-POA exige a comprovação de medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica que permitam avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Com essa conquista os produtos de origem animal de estabelecimentos incluídos no cadastro do Sisbi- POA poderão ser comercializados em todo território nacional gerando emprego, renda e desenvolvimento a região.

Registramos o agradecimento a toda a equipe do CIRENOR, especialmente a Coordenadora do Projeto, Médica Veterinaria, Letícia Felizzari Sganzerlla, ao assessor Jurídico Ilton Nunes e aos Veterinários dos Municípios participantes do projeto, que  juntamente com a equipe não mediram esforços para que isso acontecesse.

O Consórcio segue na busca constante de melhorias para região gerando desenvolvimento e bons resultados.