CIRENOR PARTICIPA DE EVENTOS NA 45ª EXPOINTERCIRENOR PARTICIPA DE EVENTOS NA 45ª EXPOINTER

Publicado em 02/09/2022, Por Mariana G. Vedana

O Consóricio Intermunicipal da região nordeste do RS- CIRENOR esteve presente no Seminário SISBI nos municípios Gaúchos. O encontro ocorreu na manhã do dia 31 de agosto na 45ª Expointer, em Esteio e teve como tema os desafios e benefícios dos serviços de inspeção Estadual e Municipal na adesão  a quivalência ao Serviço de inspeção Federal.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os estados, municípios e os consórcios públicos municipais focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal podem obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, sendo necessário comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas têm a mesma eficiência do Ministério.

Como resultado, os estabelecimentos e produtos de origem animal registrados poderão ser incluídos no Cadastro Geral do Sisbi-POA, passando a integrar ao sistema federal e, com isso, poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda nos municípios.

Já na quinta-feira, foi assinado o termo de compromisso e participação dos Consórcios Públicos de Municípios da Região Nordeste do RS (Cirenor) e do Vale do Rio Taquari (Consisa). o evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.